terça-feira, 27 de setembro de 2011

CNS apoia Plano de enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil

O presidente do CNS, ministro Alexandre Padilha, e os conselheiros nacionais ratificaram, durante a 225ª reunião ordinária, a necessidade de orientar os conselhos a monitorarem a efetivação das ações do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil nos âmbitos estaduais e municipais. Além disso, incentivaram o apoio à declaração que ratifica o enfrentamento das doenças no Brasil.
O documento define políticas públicas, programas, metas e investimentos estratégicos para o enfrentamento das DCNT no país nos próximos anos. Entre alguns objetivos nacionais estabelecidos estão: reduzir a mortalidade prematura (menor que 70 anos) em 2% ao ano; aumentar a cobertura de exames preventivos de câncer como a mamografia em mulheres com idades entre 50 e 69 anos; entre outros pontos.
O enfrentamento e prevenção das DCNT foi destaque da Conferência de alto nível das Organizações das Nações Unidas realizada nesta segunda-feira (19), em Nova York. A reunião contou com a presença da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff e do ministro e presidente do CNS, Alexandre Padilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores