quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ANÁLISES CLÍNICAS

Deputados federais integrantes da Frente Parlamentar da Saúde (FPS) e diretores de organizações farmacêuticas reuniram-se, hoje, 24/08/11 para um café da manhã, na Câmara dos Deputados, quando discutiram a situação dos laboratórios de análises clínicas credenciados ou contratados pelo Sistema Único de Saúde. A remuneração de vários procedimentos prestados por essas empresas ao SUS está congelada, desde 1994. Os participantes do encontro foram unânimes em afirmar que se os valores foram mantidos nos mesmos níveis, ficará inviável a prestação de serviços dos laboratórios ao SUS.

“O CFF vai continuar em sua luta, com vistas a sensibilizar as autoridades parlamentares e do Governo sobre a precária situação dos laboratórios. Se nada for feito para reajustar a tabela de procedimentos, a população poderá deixar de contar com os serviços dos laboratórios”, advertiu o Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos. A maioria dos laboratórios pertence a farmacêuticos.

O encontro foi organizado pela CNS (Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços), por intermédio do seu Departamento de Laboratórios de Análises e Patologia Clínica, em parceria com o CFF e a SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas). Para o Coordenador do Departamento de Laboratórios da CNS, farmacêutico-bioquímico Tércio Égon Paulo Kasten, a situação dos laboratórios é “angustiante”, tamanhas as dificuldades financeiras por que passam, em decorrência do congelamento na tabela de procedimentos do SUS.

O Presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), prometeu que o grupo continuará em seu trabalho de discutir as questões relacionadas ao setor e buscará, sempre, interlocutores do Governo para mostrar a necessária urgência de reajustar os pagamentos realizados pelo SUS aos laboratórios.

O café da manhã contou, ainda, com a participação do Vice-Presidente e da Diretora Secretária-Geral do CFF, Walter Jorge João e Lérida Vieira; dos Conselheiros Federais por todos os Estados e dos Presidentes de Conselhos Regionais de Farmácia. Eles continuarão a se reunir com parlamentares integrantes da FPS, em seus Estados, para manter as discussões sobre as estratégias de ação, com vistas a reajustar a remuneração dos serviços laboratoriais.
Fonte: CFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores