Durante realização da Primeira Audiência Pública da Comissão de Saúde para tratar de assuntos referentes às atividades dos profissionais de saúde, em especial dos Farmacêuticos, no dia 16 de junho no Plenário da Câmara Municipal de Manaus, excelentíssimo vereador Dr. Gomes declarou empenho para a aprovação do PL 264/09 que tramita na Câmara e que trata da Inclusão dos Farmacêuticos na equipe multidisciplinar do Programa Saúde da Família.
Nada mais justo, já que o farmacêutico está preparado para o exercício de inúmeras atividades atinentes à área de saúde. São 74 atividades regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia, garantindo sua atuação.
Vários representantes de entidades se fizeram presentes: Conselho Regional de Farmácia do Amazonas, na pessoa do Sr. Presidente, Dr. Paulo Roberto; representantes do Conselho Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Saúde; Conselho de Biomedicina; Coordenadores de Cursos; Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e de Citologia Clínica; Sindicato dos Farmacêuticos do Amazonas; profissionais Farmacêuticos, Biomédicos e estudantes das duas categorias profissionais.
Representando naquele ato a SBAC e a SBCC, reivindicamos a ampliação de vagas através de processos seletivos e principalmente de Concursos Públicos para que cada Unidade de Saúde no Amazonas contemple farmacêuticos em todo horário de funcionamento atuando nas farmácias e efetivamente poder prestar a Assistência e Atenção Farmacêutica à comunidade.
Pedimos ainda, mais vagas para os farmacêuticos nos laboratórios de análises clínicas, respeitando as outras profissões de saúde legalmente habilitadas e a criação do cargo de citologista, a exemplo de várias regiões do país, para que os farmacêuticos especialistas em Citopatologia ou Citologia Clínica possam contribuir para o controle do Câncer, em especial, o de colo uterino que representa a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil, sendo mais incidente na região Norte.
Na oportunidade, entregamos um documento elaborado em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Amazonas que intitulamos “Carta dos Farmacêuticos do Amazonas” que relata de forma mais detalhada as nossas reivindicações pautadas em vasta legislação que nos garante o direito ao Exercício Profissional e a participação do Farmacêutico no Programa Saúde da Família.
Agradecemos a todos os colegas que manifestaram seu apoio com sua presença e seus discursos em prol de nossa causa.
Atenciosamente,
Profa. Karla Regina Lopes Elias
Dra. Ednilza Guedes Correa Pereira
Conselheiras Federais de Farmácia (2011-2014)
Parabéns professora Karla, você como sempre brigando por nossos direitos e representando elegantemente a nossa classe farmacêutica, com propostas lúcidas... Nosso parabéns também a Dra Ednilza, que também tem abraçado nossas causas com garra e determinação... Estamos tranquilos agora por estarmos bem representados por vocês duas... Duas guerreiras, com valaores inquestionáveis... Nosso muito obrigado, de todos os farmacêuticos do ESTADO DO AMAZONAS... Lucimar
ResponderExcluir